Gerir uma rede de franquias difere, e muito, de gerir uma única unidade ou mesmo uma rede de lojas próprias. Isto ocorre por que a responsabilidade pela operação das unidades é do franqueado e a responsabilidade da Franqueadora deixa de ser direta e passa a ser indireta, de prover estes franqueados com recursos para exercer sua função da melhor maneira possível. A palavra chave do sucesso é relacionamento, que deve se dar através de métodos adequados.
Controle
A consultoria de campo é a ferramenta fundamental do controle de franquias há mais de 100 anos. Uma consultoria de campo bem estruturada vai permitir identificar e resolver inconformidades de padrão de forma rápida e assertiva, trará informações relevantes e pautará a evolução de um modelo de franquia. Das ferramentas modernas há especial destaque para os sistemas operacionais, cuja existência permitiu a redução de tempo com preenchimento de relatórios, acesso e confiabilidade a dados de dia-a-dia operacional e financeiro.
Suporte
Ao adquirir uma franquia o franqueado está de fato pagando pelo acesso a um know-how e modelo de negócio comprovado. O suporte contínuo e eficaz é a forma de acesso a este conhecimento. Cada rede de franquia define o que será oferecido a partir de seu planejamento estratégico, mas alguns pontos são comuns a todas elas como desenvolvimento de produtos/serviços, desenvolvimento de campanhas de marketing, conselho administrativo, convenções de franqueados, orientação operacional, acesso a consultores especializados.
Treinamento
A replicabilidade do modelo de negócio, condição fundamental para existência de uma franquia, é diretamente relacionada a capacidade de realizar treinamentos a baixo custo e em grande volume. Este feito só é possível se desenvolvidas as ferramentas e programas necessários. A partir do mapeamento de atividades e planejamento estratégico são desenvolvidos os manuais operacionais, que somados a definição da estrutura das equipes franqueadora e franqueada servem de conteúdo para elaboração dos manuais de treinamento. Todos as atividades e etapas da evolução de uma rede de franquias devem ser acompanhadas de treinamentos para capacitar os responsáveis e garantir uniformidade e padronização.