As franquias nada mais são do que o acordo entre duas partes onde uma entra com know-how e modelo de negócio e a outra entra com recursos que faltam a primeira. Isto quer dizer que, uma vez verificada a rentabilidade e replicabilidade de um negócio, o Franchising pode ser utilizado para resolver uma infinidade de desafios e faz isso de maneiras criativas. Existem, porém, 3 entraves ao crescimento dos negócios onde as Franquias são especialmente eficientes: Dinheiro, Pessoas e Tempo.

Dinheiro

Enquanto os modelos de expansão tradicionais iriam requerer uma imensa quantidade de capital imobilizado, empréstimos ou mesmo venda de parte de seu controle na empresa no Franchising os franqueados arcam com praticamente todo o custo de expansão do negócio uma vez que constroem e reformam os pontos, pagam o aluguel, salário dos funcionários e capital de giro até o negócio atingir o ponto de equilíbrio.

Pessoas

Como já dizia o ditado: “o olho do dono que engorda o gado!” Encontar, treinar e manter bons funcionários é um dos maiores desafios dos gestores. Com o franchising a gestão comprovadamente é mais eficaz que outros negócios. Por quê? Por que o franqueado, seja ele gestor ou apenas investidor, colocou seu dinheiro no negócio e está tão comprometido com o seu sucesso quanto você. É o melhor alinhamento de interesses possível.

Tempo

No mundo moderno as oportunidades surgem e desaparecem em uma velocidade cada vez maior, e aqueles negócios que não conseguem se adaptar estão fadados ao fracasso. O franchising ao passar a gestão e operação das unidades para terceiros permite que as empresas se concentrem em suas expertises e mantenham o capital e flexibilidade necessários para poder aproveitar as oportunidades, crescendo muito mais rápido.